quinta-feira, 13 de julho de 2017

Oficina de Cordel com Neto Ferreira


  A Biblioteca Livros do Tambor teve a satisfação de receber a oficina de cordel ministrada por José Ferreira de Lima Neto, vulgo Neto Ferreira, natural de Livramento, cidade do cariri paraibano, poeta popular desde os doze anos de idade, hoje aos 19 anos é graduando em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba.
   O poeta apresentou a literatura de cordel para crianças e adolescentes do bairro e realizou a produção de versos soltos, recitou Sertão e a Natureza de sua autoria e o cordel "Zé doido e seu ferro Velho" de Chico Pedrosa, além da leitura da obra do poeta Rui Vieira, no dicionário popular da poesia nordestina. O jovem poeta diz ter ficado encantado com o intercâmbio realizado junto à biblioteca e afirma que disseminar a cultura popular é seu lema.
   A musicalidade intríseca à leitura de cordéis é um complemento às oficinas de coco de roda que a Biblioteca vem promovendo. O rítmo das emboladas de coco e das loas dos cantadores de feiras pode ser acompanhado por alguns instrumentos percussivos, como o pandeiro, o ganzá entre outros, na ocasião foi utilizado o pandeiro.
   A oficina teve a coordenação de Jhonas Guedes, o qual ofereceu a oficina de coco de roda às crianças semana passada, o artista se tornou mais um parceiro na árdua caminhada de incentivo à leitura e à diversidade cultural.
   Nós da Biblioteca Comunitária do Tambor agradecemos imensamente a contribuição dada pelo Neto e deixa aberto o espaço da Biblioteca para outros artistas que desejam transmitir um pouco de seus saberes com os moradores que participam de nossas atividades.
O registro fotográfico da oficina ficou por conta de Juliermes Santos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário