sábado, 8 de julho de 2017

O Trem e a Comunidade



   O video postado no VIMEO por Zé Maria em março de 2017, é parte do trabalho de conclusão de curso em Arquitetura e Urbanismo, cursado por Bruna Pontes, que também é diretora do trabalho audio visual. A equipe de produção do video fez visitas em comunidades que se localizam à beira da linha do trem, a exemplo do Tambor. Na oportunidade da visita ao bairro, a dupla pôde conhecer mais de perto a Bibliteca Comunitária Livros do Tambor e outros pontos da comunidade, como a Mercearia do Gregório, tradicional espaço de comércio e convergência de moradores antigos. No local foi possível colher depoimentos do João Paca, vigilante aposentado e poeta popular do bairro, o qual aparece no final do video declamando um de seus improvisos, além de Welington Madeira, Saxofonista, que nos mostrou seu quadro com uma fotografia de sua adolescência, na qual o plano de fundo é o estádio "O Amigão" e sua paisagem bucólica, desprovida de casas e prédios que marcam atualmente tanto o Tambor quanto o Itararé. 
   Outro local explorado pela equipe de filmagem foi o bar do Jaime, lá, os depoimentos gravados e as conversas foram da mesma forma proveitosas, pois, novas histórias e planos foram desvendados. O morador Roselino, vulgo Pé de Burro, pôde ser entrevistado e aproveitou pra lançar críticas acerca do uso comercial que se faz da linha do trem, e apenas no período junino com o trem do forró, falou também sobre a antiga Asa Branca, locomotiva que transportava passageiros do litoral ao sertão. 
No bar do Jaime (famoso por oferecer uma deliciosa bisteca de porco), Bruna Pontes conversou com "Dr. Azul", mecânimo e morador que tem em mente um projeto de fabricar um "carro" de pequeno porte que possa andar sob a linha do trem. 
   O Projeto da Bruna Pontes ainda irá render bastante para nosso bairro, visto que a ideia do veículo que ande sob a linha do trem está adormecida, mas não esquecida e que temos esperança de que um dia possamos contar com esse projeto para nos locomovermos pela cidade.


Assista à produção abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário