sábado, 8 de julho de 2017

Oficina de Coco de Roda com Jhonas Guedes

   Na tarde deste sábado (08/07) o jovem articulador cultural Jhonas Guedes (percussionista dos grupos Coqueiro Alto, Maracagrande e Luz Negra), natural de Cajazeiras, esteve na Biblioteca Comunitária do Tambor para ministrar sua oficina sobre Cocos de Roda.
A oficina contou com a participação de jovens e crianças que tiveram a oportunidade de tocar instrumentos percussivos utilizados no coco, além de cantar e aprender ainda mais músicas desta tradição.
   Alguns dos participantes da oficina, já mantém contato com o coco de roda, através do coordenador da Biblioteca, que aproveitava as aulas de capoeira que ministrava para, também, inserir o ensino de cultura popular e afrobrasileira. Dessa forma, Jhonas contribui de forma bastante significativa para dar continuidade ao projeto "Coco do Juá", grupo musical que transmite os saberes orais da musicalidade do coco de roda, utilizando-se de cantigas de domínio público, com referências importantes como Caiana dos Crioulos, Coco do Gurugi, Chico Antônio, Mestre Verdilhinho, etc. bem como músicas autorais que buscam trazer as memórias de fatos, pessoas e lugares do Tambor. O grupo "Coco do Juá" terá a oportunidade de se apresentar para o bairro no dia 13 de agosto do corrente ano, no evento "Tambor de memórias: recordando tradições" que está sendo organizado pela comunidade e será aberto ao público na rua do Juá, em frente a Biblioteca Livros do Tambor. Todas e todos já estão convidados.





Fotos: Juliermes Juca

Nenhum comentário:

Postar um comentário