Domingo dia 29 de Junho foi realizado o evento "Salvando o Verde - projeto de defesa ambiental" promovido pela Biblioteca Comunitária do Tambor e realizado com o grande apoio do ativista sócio ambiental Santo da Terra, fundador e coordenador da Biblioteca Comunitária da Terra, localizada na Vila dos Teimosos às margens do açude de Bodogongó e de Dayane Muniz, Agente Jovem de Cultura e diretora do SINTAB - Lagoa Seca.
Consolidando dessa forma a parceria já existente entre tais entidades. Tivemos como atração cultural a apresentação do grupo de capoeira Afro Nagô (Mestre Zunga, responsável em Campina Grande Professor Morcego) com crianças do próprio bairro.
Santo da Terra organizando as mudas
Santo da Terra fazendo a doação de mudas.
Processo de plantio do pé de Tambor.
Processo de plantio do pé deTambor.
Processo de plantio do pé de Tambor.
Crianças e adolescentes ouvindo explicações de Santo da Terra
O pé de Tambor é a árvore que dá nome ao nosso bairro e isso foi exposto esclarecendo para as crianças a importância de plantar árvores e de valorizar o verde como solução de parte de nossos problemas. Dizem os mais antigos que quando viajantes e moradores quando queriam vim para o bairro o ponto de referência eram pés de Tambor que se localizava nas proximidades da Volvo às margens da então avenida Assis Chateaubriand.
O pé de Tambor é uma árvore centenária, ou seja, sua fase adulta requer anos e anos de cuidados quando plantada em áreas urbanas onde naturalmente cresce e exibi sua beleza e oferece sua sombra, que em tempos atuais faz-se mais do que necessário.
o Agente Jovem Williams Cabral ajudando no plantio do pé de Tambor.
Crianças exibem as mudas escolhidas por eles mesmos depois de explicação e indicação de Santo da Terra.
O projeto Salvando o Verde surgiu quando nós da Biblioteca Comunitária do Tambor participamos do "II Corsin - Concurso de redação do SINTAB - Lagoa Seca. No qual pudemos ver e ajudar na distribuição de mudas nas escola Irmão Damião local do evento.
A parceria firmada entre o SINTAB Lagoa Seca, sob a direção da Agente Jovem Dayane Muniz e a Biblioteca Comunitária da Terra sob coordenação de Santo da Terra e ainda do Escola de Capoeira Afro Nagô é essencial para novas atividades de cunho socio educacional para mudarmos criticamente a realidade daqueles que se sentirem alcançados por nossas atividades. em breve outros eventos virão. até lá!
Apoio:
Sintab - Lagoa Seca
Biblioteca Comunitária da Terra
Prêmio Agente Jovem de Cultura
Quentinhas de Dona Socorro
Escola de Capoeira Afro Nagô
Universidade Estadual da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário