segunda-feira, 19 de março de 2012

NOTA PÚBLICA DE APOIO A ENVER JOSÉ LOPES CABRAL


     Vimos, através desta, tornar público o nosso apoio ao estudante universitário Enver José Lopes Cabral, que está sendo processado judicialmente por crimes que não cometeu, quando o real propósito das falsas acusações por parte de empresários dos transportes se dá em virtude de seu engajamento nos protestos contra o aumento da tarifa do transporte público na cidade de João Pessoa.
     Os processos judiciais em questão discutem a suposta autoria de Enver Lopes nos crime de lesão corporal e manejo de explosivo e tramitam na Justiça Criminal em João Pessoa e serão julgados nos próximos dias 26 e 27 de março de 2012.
Enver Lopes é uma respeitada liderança estudantil, e, pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Paraíba, que, foi escolhido para representar esse segmento em comissão cujo papel era discutir questões ligadas ao transporte público entre diversos segmentos da sociedade civil e do Poder Público.

     O estudante esteve sempre à frente dos protestos contra o aumento das passagens em João Pessoa. As mobilizações que ocorrem em boa parte do nosso país sempre que se aumenta a tarifa de ônibus é uma verdadeira demonstração coletiva de que a sociedade está atenta às reais condições de efetivação da liberdade de ir e vir, direito básico de nossas democracias. A população já não suporta viver tolhida de seus direitos em nome da lógica de mercado, e por isso protesta e protestará, fazendo uso de suas prerrogativas em um Estado Democrático de Direito. No entanto, os segmentos que, com razão, protestam, são muitas vezes vistos como “baderneiros” e tidos como praticantes de ilegalidades, quando outra coisa não fazem que reivindicar os seus direitos. A esse processo chamamos criminalização das lutas dos movimentos sociais. É inaceitável que tratem os cidadãos que lutam por direitos como baderneiros ou criminosos.
     Apoiamos Enver Lopes porque estamos certos de que ele não cometeu os crimes dos quais está sendo acusado, mas está sendo perseguido por sua atuação junto ao movimento contra o aumento da tarifa dos transportes públicos em João Pessoa.

Companheiras e Companheiros! O jovem Enver José, militante da Consulta Popular e do Levante Popular da Juventude na Paraíba, está sendo vítima do processo de criminalização dos movimentos sociais, ele está sendo processado 2 vezes pelo poderio financeiro/político dos empresários de ônibus.

SEU JULGAMENTO ESTÁ MARCADO PARA O DIA 26 e 27 DESTE MÊS. O que o companheiro está sofrendo não diz respeito apenas a sua militância, mas envolve tod@s que lutam por uma sociedade mais justa, pois poderia ser qualquer um de nós no lugar dele.

 Os empresários de ônibus estão acusando-o de fabricar uma "dinamite" e ter tentado incendiar um ônibus aqui em João Pessoa. Uma sentença favorável aos empresários pode dá de 3 à 6 anos de CADEIA para o militante. Além do mais, o acusam de ter arremessado uma bola de sinuca na cabeça de um motorista "sindicalista".  Para que pudessem processá-lo, os empresários contrataram mais de 10 testemunhas falsas para depor contra o companheiro! Por isso... NÃO PODEMOS NÓS CALAR DIANTE DESTA INJUSTIÇA!!!

Segue em anexo uma nota de apoio ao companheiro Enver e também solicitamos notas independentes das entidades, movimentos, sindicatos, partidos políticos, associações, coletivos, conselhos e demais grupos sociais. A importância das notas independentes é que dá um maior respaldo ao apoio, se possível enviar com a "logo".

As notas e/ou confirmações de assinaturas da nota devem ser enviadas para este email: solidariedadeenver@yahoo.com.br

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma
injustiça no mundo, então somos companheiros."
Che Guevara 

Assembleia Popular - Paraíba
Levante Popular da Juventude
Consulta Popular


Nenhum comentário:

Postar um comentário