terça-feira, 25 de março de 2014

Liberdades, poesia, som e gastronomia.



Próximo domingo dia 30 de Março será realizado atividades educativas sócio culturais em homenagem à celebração de quatro anos de fundação da Biblioteca Comunitária do Tambor (28/02/2010).
 Seus livros empoeirados e amontoados em estantes enferrujadas, são o deposito com mais oferta de diversos conhecimentos no bairro. O espaço da garagem onde se localiza, é também onde recorremos para as aulas de capoeira e percussão, sempre que  nos é negado o espaço da AMT. Ou até o meio da rua junto à linha do trem. Mas nossas atividades resistem, empoeiram-se, mas como há quatro anos permanecem celebrando a diversidade cultural e as liberdades humanas, praticando o que já dizia a música: levanta sacode a poeira e dá a volta por cima!
O que muitos não sabem é que os poucos que fazem uso do nosso acervo são vitoriosos! Uma vitoria não no sentido competitivo, entretanto, uma vitoria pro conhecimento. A mesma sensação de ter conhecido algo novo e adquirido através da leitura. Esse é o sentido do nosso prêmio, e o que oferecemos.
Liberdades, poesia, som e gastronomia serão nossos ingredientes para a celebração.
As Liberdades são muitas, mas que estão sendo usurpadas por preconceitos históricos. O ser humano merecer total respeito, não se pode fazer do outro aquilo que pensamos para nós.
A poesia está permanentemente presente em nós e é posta para nossos olhos, ouvidos e bocas no avanço do tempo da biblioteca.
O Som, como numa resposta à súplica da diversidade musical terá o reggae, o rock e outros estilos tocando as trilhas sonoros dos guetos mundo afora. Os responsáveis serão a galera da Banda 7 ervas, Silêncio, Leões de Jah, Harmonia Oculta e o Ruan Galdino, artista surpreendente de nosso Bairro.
A gastronomia fica por conta da famosa feijoada de Dona Socorro, Madrinha da Biblioteca Comunitária do Tambor.
Além do dia 30, durante a semana surgirão surpresas pelo bairro, em forma de convites para a grande festa. Na sexta levaremos as crianças à Estação Velha para jogarem capoeira, dançar coco de roda, maculele e afoxé na Calçada Cultura organizado por nosso professor Morcego.

Convidamos todxs à participarem dessa festa com o espírito maior do respeito às diferenças e com o pensamento de paz, pois são essas duas forças que regem a harmonia em nossa sociedade.


Local da festa? Rua do Juá. A partir das 13h.