sábado, 30 de novembro de 2013

I Celebração Tambor N'ativa

O Tambor N'ativa, organizado por nós da Biblioteca do Tambor, obteve sucesso por conta das parcerias que foram firmadas com a Recid, o Sintab, o Thiago Som! A CG Zoo, Escola de Capoeira Afro Nagô e ainda a Universidade Estadual da Paraíba, que temos no Luan Costa (funcionário da UEPB e um dos organizadores do Tambor N'ativa) nossa ponte com essa instituição de ensino. A proposta do evento é a de provocar a comunidade para a importância da cultura e da educação, através de leituras, como fator de transformação da pessoa humana. O evento foi realizado na rua do Juá, a qual estava interditada para passagem de carros e motos! O número de moradores que vieram prestigiar o evento não sabemos ao certo, mas, observando as fotografias ( retiradas por Herbert Oliveira Andrade) expostas a baixo podemos perceber a boa participação da comunidade. Numa celebração repleta de manifestações culturais que raramente tais pessoas tem acesso, bem como na discussão sobre consciência negra! Em tempos que o genocídio da população jovens e principalmente negra, aumenta assustadoramente em nossa estado e também em nossa cidade, considerar a consciência negra como modo de respeitar e exercitar a alteridade entre as pessoas é bastante importante, e foi essa ideia que transmitimos para que cada uma das pessoa s presentes pudessem refletir.

 Livros expostos para leitura!
 Roda de Capoeira. (Escola de Capoeira Afro Nagô)
Moradores e ativista culturais prestigiaram o evento. Em destaque a direita da foto Allan Barros e Petrus Vinícius.
 Muito Samba de Roda
 Sarau Poético! Leitura de Navio Negreiro - Castro Alves.
 Maculele - Escola de Capoeira Afro Nagô.
  Maculele - Escola de Capoeira Afro Nagô.
 Artista convidado: Ruan Galdino, morador do bairro, na companhia de Eduardo Silva, Danilo Panda e Williams Cabral.
 Público Presente!
 O público composto por Crianças, Jovens e Adultos! O Tambor N'ativa não possui distinção nenhuma!
 CG ZOO, Grupo Convidado provocou e alegrou toda as pessoas presentes!
Públicos Jovens do Tambor N'ativa!

Fotografias de Herbert Oliveira Andrade.

Tambor N'ativa


Consciência Negra aos olhos da periferia 

Ação promovida pela Biblioteca do bairro do Tambor reúniu artistas, comunidade acadêmica e moradores em noite cultural com dança, música e literatura.


foto: Herbert Oliveira Andrade



No último dia 20 no bairro do Tambor realizou-se evento em Celebração ao dia da Consciência Negra, em parceria com a Biblioteca Comunitária do Tambor, CUCA (Centro Universitário de Cultura e Artes), UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) Escola de Capoeira Afro Nagô, RECID (Rede de Educação Cidadã), Thiago Som, SINTAB (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema).
Com o intuito de propagar a cultura a arte e sua diversidade o evento iniciou sua atividades com a exuberância e peculiaridade da cultura africana “O Makulelê” (Escola de Capoeira Afro Nagô) Logo após no sarau poético Williams Cabral (Organizador do evento e da Biblioteca Comunitária do Tambor) declamou o poema “Navio Negreiro” de Castro Alves emocionando o público. Por fim as atrações, musicais completaram a noite com muito talento e musicalidade, Ruan Galdino e o Rap do CG Zoo envolveu à comunidade que prestigiou o evento com receptividade e animação. “Um evento como esse é muito importante para nossa comunidade, traz a importância da leitura e do ensino. As próprias atrações culturais, a capoeira, a música ,o sarau poético deram oportunidade das pessoas do bairro que tocam, cantam e declamam, as crianças do projeto -as que participam da capoeira e da biblioteca - gostam bastante e estão desenvolvendo um outro olhar sobre cultura e música”, disse Williams Cabral. Enfatizando a Celebração do Dia da Consciência Negra, outros participantes do evento falaram da influência que a cultura Afro tem na formação dos moradores da periferia. Para Alex Araújo, (ativista cultural e integrante do CG Zoo) “É de máxima importância, porque essa é a real referência que o povo da periferia necessita”, concluiu. Já Edvaldo Batista (Morcego), professor e responsável pela Escola de Capoeira Afro Nagô, fala de sua experiência como educador e propagador da cultura africana. “ A disseminação da cultura o reconhecimento da criança como negra, sua identidade étnica racial e o comportamento e relação entre elas, incentivando o companheirismo e educação reflete nas ações das crianças, já que por meio de nosso trabalho o comportamento das mesma melhoraram com seus familiares, amigos e convívio social”, Ressaltou o instrutor.

reportagem: Poliana Farias

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Arqueólogo

Uma Viagem por museus de sociedades antigas de várias partes do mundo!

Façam uma visita!

http://preteritos.wix.com/arqueologo#!museu-istambul/c17cr

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tambor N'ativa!


No próximo dia 20 de Novembro, dia nacional da consciência negra, teremos no Tambor uma celebração com muita música, cultura e arte!
Crianças e artistas seguirão em cortejo pelo bairro entoando músicas de capoeira, batuques de Maracatu e coco e muita alegria.
As declamações poéticas terão espaço no Sarau poético aberto para quem quiser participar.
A música fica por conta da CGZoo, grupo de Rap de Campina Grande que decola na cena campinense se consagrando como resistentes da cultura hip hop na cidade! Ainda o som frenético de Ruan Galdino com Wellington Madeira e seu Sax!


O Evento promete uma celebração na qual o respeito e o repudio ao racismo e discriminações serão as principais bandeiras!!





ESTÃO TOD@S CONVIDAD@S!!