quinta-feira, 21 de março de 2013

Documentários.

no site hypeness - inovação e criatividade para todos. Há uma material com 10 documentários que podemos assistir na íntegra e que são importantes para incrementar nosso senso crítico acerca de problemas sociais, impasses políticos, debate sobre a ligazação da cannabis e respeito ao meio ambiente e ao mundo animal. abaixo segue o link do site com os documentários

Hypeness


Os bonecos de Petrus Barbosa!


Petrus Vinícius Barbosa esteve presente no evento Tambor de Cultura, no qual ministrou oficina de bonecos com papel Machê.



CFM se posiciona a favor do direito da mulher de fazer aborto até a 12ª semana de gestação.

RIO - O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 conselhos regionais de medicina (CRMs) deliberaram, por maioria, apoiar a liberação do aborto por vontade da gestante até a 12ª semana de gestação. O órgão vai enviar à comissão do Senado responsável pela reformulação do código Penal documento em que sugere a regulamentação do aborto nesse e mais três casos: quando houver risco à vida ou à saúde da gestante, se a gravidez resultar de violência sexual e se for comprovada a anencefalia ou quando o feto padecer de graves e incuráveis anomalias que inviabilizem a vida independente, em ambos os casos atestado por dois médicos.



O presidente do CFM, Roberto d’Avila, ressalta que os conselhos de medicina não defendem a descriminalização do aborto. O que eles sugerem é a ampliação dos casos possíveis para se interromper a gravidez. Segundo o CFM, abortos praticados fora dessas situações deverão ser penalizados.
— É importante frisar que não se decidiu serem os Conselhos de Medicina favoráveis ao aborto, mas, sim, à autonomia da mulher e do médico. Neste sentido, as entidades médicas concordam com a proposta ainda em análise no âmbito do Congresso Nacional — esclarece o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila.
A decisão dos Conselhos de Medicina foi tomada por meio dos representantes das entidades que participaram do I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina 2013, realizado de 6 a 8 de março, em Belém (PA).
Do ponto de vista ético, os médicos entendem que a legislação sobro o aborto do Código Penal de 1940 é “incoerente com compromissos humanísticos e humanitários, paradoxais à responsabilidade social e aos tratados internacionais subscritos pelo governo brasileiro”. Em relação aos aspectos epidemiológicos e de saúde pública, concluiu-se que a prática de abortos não seguros (realizados por pessoas sem treinamento, com o emprego de equipamentos perigosos ou em instituições sem higiene) tem forte impacto sobre a Saúde Pública.
Segundo o CFM, o aborto é uma das maiores causas de mortalidade materna no país, sendo evitável em 92% dos casos. Além disso, as complicações causadas por este tipo de procedimento realizado de forma insegura representam a terceira causa de ocupação dos leitos obstétricos no Brasil. Em 2001, ainda segundo o CFM, houve 243 mil internações na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) por curetagens pós-abortamento.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/cfm-se-posiciona-favor-do-direito-da-mulher-de-fazer-aborto-ate-12-semana-de-gestacao-7902917#ixzz2OCBnj8Fk
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


quinta-feira, 14 de março de 2013

Tambor de Cultura!

Há três anos nós iniciávamos a ideia da Biblioteca Comunitária do Tambor, espaço destinado a atividades culturais, educativas, ambientais e principalmente para o incentivo à leitura e educação.
Sempre lembramos o evento de fundação da biblioteca, pois foi regado com muita alegria e diversos momentos culturais que mexeram com a rotina do bairro. Houve o Cortejo do Grupo Percussivo Maracagrande, Trio de Forro e muita feijoada, a ocasião tratava-se do evento "Feijão com Livro", destinado a arrecadar livros para formar o acervo da Biblioteca Comunitária. 

Pois bem, com a colaboração de amigos, pais, vizinhos e ativistas culturais foi realizada o Tambor de Cultura, abaixo algumas imagens que mostram um pouco do que foi o dia 09/03 para as crianças e jovens do Tambor.


Contação de Histórias - Cris Leandro.










Oficina de papel machê - Petrus Vinícius.











Oficina de Teatro com Allan Barros - Grupo de Teatro Arupemba.
















Oficina de trança Nagô - Gildolina Fonseca (Cabo Verde).







A noite tivemos a presença de convidados ilustres como o músico Felipe Devir e a dupla de emboladores Lua Nova e Lindalva. O trio se alternaram na embolada de coco e nos versos de improvisos baseados em características das pessoas que estavam na Biblioteca. Contribuindo fortemente nos mostrando um pouco da tradição que eles representam com muita responsabilidade.





Em breve teremos novidades acerca de atividades na Biblioteca Comunitária do Tambor. Por hora estamos com as aulas de capoeira às quintas  pela manhã  (10:30h) e aos sábado (16:30h). Ainda os empréstimos de livros e visitas à biblioteca.


 I Tambor de Cultura!

Agradecemos aos parceiros que nos ajudaram na realização do evento: CUCA - (UFCG); Prêmio Agente Jovem; Associação de Moradores do Tambor; Escola a Caminha do Saber; Quentinhas de Dona Socorro. Felipe Devir, Lua Nova e Lindalva.

Produção: Gildolina Fonseca, Polyana, Maria do Socorro, Williams Cabral, Patrícia.

Oficineiros: Allan barros, Cris Leandro, Gildolina Fonseca, Petrus Vinícius.

Fotografia contação de histórias: Flaw Mendes.



terça-feira, 5 de março de 2013

Sites para baixar livros digitais!

Alguns sítios na internet nos quais você pode baixar diversos arquivos e livros em PDF!

http://www.gutenberg.org/wiki/PT_Principal


http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html


http://www.wdl.org/pt/

Bom proveito!

Mais um 28 de Fevereiro!!

     No último dia 28 de fevereiro a BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO TAMBOR completou seus 3 (três) anos de existência, nesse período muita coisa foi feita e bastante ainda há para fazer, as crianças e jovens necessitam de incentivo à leitura e de conhecer novos horizontes culturais. É seguindo essa perspectiva que sábado próximo (9/03) será realizado o evento "Tambor de Cultura", com a intenção de comemorar junto com a comunidade o aniversário da nossa biblioteca. Teatro, oficinas, contação de histórias, Cinema e Sarau fazem parte da programação que será oferecida aos moradores.

Programação:

Oficinas Tarde: 09:00h às 11:00h

Oficina de Teatro com Allan Barros (Grupo Teatral Arupemba)
Oficina de Papel Machê com Petrus Vinícius.
Oficina de Trança Nagô com Gildolina Fonseca (Cabo Verde)

Tarde 14:00h:
 continuação das oficinas  

16:00h:

Contação de histórias com Cris Leandro.

17:00h Roda de Capoeira com as Crianças do Grupo de Capoeira Afro Nagô (Núcleo Tambor)

18:30: Tambor de Cinema (Curta metragens, Filmes e Animação)

20:00h às 22:00h Sarau Poético

Felipe Devir.


Apoio: CUCA - Prêmio Agente Jovem.